O Surgimento da Umbanda


A Umbanda surgiu da necessidade dos povos da classe baixa, que nunca tiveram condições de acesso aos trabalhos mediúnicos de espiritismo. Após a revolução Francesa, o mundo todo, inclusive o Brasil passaram a copiar tudo que vinha da França, desde o militar até os costumes do dia a dia. Isso tudo na época do feudalismo, onde os escravos eram trazidos da África para trabalharem nas lavouras de cana de açúcar e café, e, que tais escravos trouxeram também a sua cultura e a religião. Porém nesse tempo a igreja católica exercia um poder muito grande sobre os senhores feudais. Para poderem cultuar os seus santos africanos, os escravos tiveram que assocar os seus deuses, com os santos católicos, pois todos os rituais eram vigiados pelos capatazes dos patrões. Então para poderem realizar seus cultos os escravos colocavam sobre a mesa um santo do panteão católico e debaixo coberto por uma toalha seus santo africano. O estudioso sobre fenômenos sobrenaturais, de um nome LEON HIPOLYTE DENIZARD RIVAIL, o qual mais tarde seria conhecido como ALLAN KARDEC, já estudava tais fenômenos espiritas pela Europa e passou a difundir a sessão d mesa branca, e que tal sessão passou a ser celebrada pelo mundo todo e hoje é conhecida como Kardecismo ou mesa branca.
Essas sessões no Brasil começaram a serem praticadas pelas classes mais abastada ( risas ) da época, só que tinha algumas regras como: só podiam manisfestar ou comunicar espíritos de pessoas ricas e famosas, tato é que, quando um espirito desconhecido, tido como ignorante manifestavam, eram expulsos, inclusive o médium, o qual era acusado de praticar o baixo espiritismo.
Após a abolição da escravatura, houve um crescimento populacional exagerado em vilas, vilarejos e cidades, pois os negros recebiam a liberdade e saiam das grandes fazendas, sem contudo terem o minimo para sobreviverem, com isso o culto africano que era passado de pai para filhos, foi se enfraquecendo e aos poucos abandonados.
No inicio de 1900, um jovem de família muito rica do Rio de Janeiro, de nome ZÉLIO FERNANDINO, foi acometido de um mal, doença essa que era acompanhada pela classe médica, por padres, políticos e outros, devido a importância da família e o "mal" persistia à algum tempo.
ZÉLIO foi convidado por um amigo a visitar um Centro Espirita de mesa branca, para participar de uma sessão, o que aceitou.
Durante a sessão, o jovem Zélio incorporou um espirito o qual queria dizer algumas palavras, mas como na época só se podia incorporar espíritos de pessoas conhecidas, tentaram expulsar o espirito porem, um médium pediu permissão para falar com ele, e o espirito disse: que estava ali em trabalho para o alto astral e que seria iniciada uma nova sessão denominada UMBANDA, disse ainda se chamar caboclo SETE ENCRUZILHADAS, que ditaria as regras da nova religião em uma sessão no dia seguinte as 20:00 horas, ocasião em que foi fundada a primeira Tenda de umbanda do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário